sexta-feira, 18 de março de 2011

Dicas técnicas sobre ar-condicionado de parede/janela e Splits - Super completo

"
É um equipamento destinado a climatizar o ar em um recinto fechado, mantendo sua temperatura e umidade controladas.
Cada vez mais acessível, este aparelho permite manter um ambiente ameno e agradável, qualquer que seja a estação do ano e as condições climáticas. Como o clima paranaense requer refrigeração no verão e aquecimento no inverno, o ideal é utilizar os modelos com ciclo reverso, ou seja, que podem também ser utilizados para aquecer o ambiente. Sua utilização garante a temperatura ambiente ideal, gerando conforto, produtividade, saúde e bem-estar.
Procure adquirir sempre os aparelhos com o Selo PROCEL de eficiência energética.

Os tipos de condicionadores de ar disponíveis no mercado são:

a. Janela ou parede: São os mais utilizados e também os mais baratos. São facilmente encontrados no varejo. Fazem uma renovação contínua do ar fresco. Deve ser instalado embutido na parede. Os modelos mais recentes têm baixo nível de ruído e possuem controle remoto de operação.

b. Portátil: São práticos porque podem ser utilizados em todos os ambientes da casa onde for necessário climatização e tem custo zero de instalação, duas grandes vantagens. Funcionam expelindo o ar quente para o exterior e trazendo ar frio para o interior. Estes aparelhos também asseguram a renovação do ar. Os modelos mais recentes têm baixo nível de ruído e possuem controle remoto de operação.

c. Split: pode ser fixo ou móvel. Possui duas partes diferentes: uma é instalada no interior e a outra fica do lado de fora da residência. Além de manter o ar do ambiente agradável e com a temperatura controlada, os splits ainda reduzem o ruído de operação, pois o condensador é externo ao ambiente. Possuem sistema de filtragem do ar. O tipo móvel pode ser utilizado em mais de um ambiente da residência ou escritório. Os modelos mais recentes têm baixo nível de ruído e possuem controle remoto de operação.

d. Sistemas centrais: São recomendáveis para ambientes comerciais, para climatização de muitos ambientes simultaneamente. Tem custo maior de aquisição, operação e manutenção. São muito silenciosos. Não ficam visíveis nas fachadas de prédios.

Para o correto dimensionamento do condicionador de ar é fundamental considerar o tamanho do ambiente, o seu isolamento, a sua exposição ao sol ou sombra e o número de pessoas que freqüentarão o ambiente, ou seja, para o quarto de solteiro a potência do aparelho pode ser menor do que a necessária para a sala de TV, onde mais pessoas permanecem ao mesmo tempo, aumentando a carga térmica do ambiente. Siga sempre as instruções do fabricante.
Geralmente, todos os aparelhos possuem termostato que mantém, de forma automática, a temperatura selecionada.
As exigências de instalação de cada um dos tipos de aparelho de ar condicionado podem, também, influenciar o modelo a comprar.
Deve-se considerar o espaço necessário para a sua instalação. Normalmente, o manual de instruções indica a que distâncias devem ser colocados em relação aos móveis e às paredes. As dimensões variam em função do tipo de aparelho. Nos tipos split as unidades exteriores são maiores e mais pesadas que as unidades interiores.
No caso dos aparelhos de parede, podem ser colocados em janelas ou numa abertura na parede.
No caso dos portáteis, o tubo de evacuação do ar é passado através de uma pequena abertura na janela ou na porta.
Nos splits fixos o tubo do ar pode passar entre uma abertura na janela ou através de um pequeno buraco na parede, próprio para o efeito. A unidade externa é colocada num suporte na parede ou na varanda exterior, ou fixada sobre um rebordo de uma janela.
A instalação do condicionador de ar deve ser efetuada por técnicos especializados.
 

Outras funções e acessórios:

:: Desumidificador - Alguns aparelhos de ar condicionado possuem um desumidificador e oferecem a possibilidade de extrair cerca de vinte litros de água por dia, tornando o ambiente mais saudável e confortável.

:: No comando à distância por infra-vermelhos é possível selecionar a função de refrigeração ou aquecimento.

:: Controle automático - Alguns modelos mais recentes são automáticos: refrigeram ou aquecem, em função da temperatura do ar.

:: Programação - Para economizar eletricidade e para um maior conforto, pode-se selecionar e programar os intervalos de funcionamento. Pode-se programar uma determinada hora para o início de funcionamento do aparelho.

:: Fluxo de ar direcionável - Esta é uma função bastante desejável, uma vez que permite direcionar o ar em vários sentidos, em função das necessidades: para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita. Normalmente, todos os modelos, no seu normal funcionamento, alternam a direção do fluxo de ar para cima e para baixo.

:: Velocidade da ventoinha - As ventoinhas podem ter até três velocidades de rotação e, dependendo dos modelos, esta função pode ser controlada manual ou automaticamente.

Temperaturas

Como o clima em muitos lugares requer refrigeração no verão e aquecimento no inverno, o ideal é utilizar os modelos com ciclo reverso, ou seja, que podem também ser utilizados para aquecer o ambiente. Sua utilização garante a temperatura ambiente ideal, gerando conforto, produtividade, saúde e bem-estar. A primeira qualidade de uma calefação ou de uma climatização é promover uma temperatura artificial dentro de um lugar fechado. Se trata de canalizar e distribuir os efeitos da maneira mais conveniente de uma fonte de energia, quente ou fria.

A temperatura mínima ideal para o corpo humano é da ordem de 18 graus C. Abaixo desta temperatura, o corpo deve defender-se contra uma perda exagerada de seu próprio calor, que se traduz em uma sensação de frio, tanto maior quanto a temperatura do ambiente vai baixando.
O frio excessivo resulta em um mal estar, incomodo e falta de conforto.
De fato, a sensação de bem estar requererá distinta ambientação climática em uma sala de estar, em um dormitório ou em um banheiro.

Temperaturas mínimas aconselháveis:

Salas de banho: 22 graus Celsius
Sala de estar: 20 graus Celsius
Dormitórios: 18 graus Celsius
Fonte: Chauffage.com.br


Dicas antes de comprar Em geral as tomadas dos prédios residenciais estão dimensionadas para aparelhos de 1HP, sendo a tensão de 110V.

Verifique, antes de comprar o aparelho de ar condicionado, a potência e o tamanho do mesmo para evitar sobre carga no circuito, além de incompatibilidade com o tamanho do caixilho.

Ao instalar o seu ar condicionado, observe bem a vedação entre a parede do aparelho e o caixilho de alumínio para evitar infiltrações e que, com a perda de temperatura para o ambiente externo, haja um consumo maior de energia.

Condicionador de ar de parede São facilmente instalados na parede ou janela do ambiente a ser climatizado. Apresentam uma unidade compacta que garante todo conforto que você precisa.


ar condicionado parede

Fonte Consul
Ilustração representativa de um condicionador de ar de PAREDE


Condicionador de ar Split
Este ar condicionado é dividido em duas unidades:
a unidade interna; a unidade externa isola todo o ruído do ambiente. A unidade interna, por isso são extremamente silenciosos e funcionais.


ar condicionado split


Fonte Consul
Ilustração representativa de um condicionador de ar SPLIT




O que é BTU ?
Trata-se de uma unidade de potência:
BTU (British Temperatura Unity, Unidade Inglesa de Temperatura).

Ela determina a potência de refrigeração do produto.

Quanto mais alto o número, maior é a potência, que é igual a mais frio.


Eficiência
A refrigeração funcionará com maior eficiência se for evitada a incidência de raios solares no ambiente.
Utilize cortinas ou persianas para filtrar a luz solar.

Não obstrua com cortinas ou similares a frente do condicionador.
O ar ambiente deve circular livremente.
Localização
Se pudermos escolher, deveríamos instalar o nosso ar refrigerado em paredes voltadas para leste ou sul, onde a incidência solar não é tão forte.
Escolher uma parede onde a parte externa (traseira) do aparelho, receba o mínimo possível de raios solares. Mas isto nem sempre é possível, então instale um anteparo para evitar que os raios solares incidam diretamente no aparelho.

É muito importante também evitar que a parte externa do aparelho esteja voltada para locais fechados tais como cômodos internos, corredores, garagens, forros, etc.
Quanto mais livre correr o ar mais leve trabalhara o compressor, e isto serve para os dois lados (externo e interno).
 
Posso instalar o aparelho atrás de uma cortina?

Não recomendamos. Esse procedimento dificulta a vazão do ar, o que força o funcionamento do compressor, diminuindo a sua vida útil, e aumentando o consumo de energia.
Por que escolher corretamente a capacidade do seu condicionador de ar?
Em primeiro lugar, para garantir o seu conforto.
Além disso, um equipamento com capacidade abaixo da necessária para o ambiente, aumenta demasiadamente o consumo de energia e diminui a vida útil do compressor.
Veja na tabela abaixo e faça o cálculo estimado de BTU/h.
Como funciona o condicionador de ar?
A principal função de um condicionador de ar é a de expulsar o ar quente do ambiente (ou o ar frio nos sistemas de ciclo reverso).
Por isso, jamais obstrua a saída de ar da parte traseira do seu condicionador de ar do tipo janela ou da unidade condensadora do seu condicionador de ar split.
Qual o gás refrigerante utilizado dos condicionadores de ar?
Nos equipamentos do tipo janela e split da marca Carrier, utiliza-se o R22.
Na maioria dos seus equipamentos de água gelada (chillers), o refrigerante utilizado é o R134-A, que não agride a camada de ozônio.
Quais os condicionadores de ar que consomem menos energia?

Aqueles dotados de compressor rotativo ou de compressor de velocidade variável (INVERTER TOSHIBA)
O que é compressor?
O compressor é o coração do seu condicionador de ar, independente do seu modelo ou capacidade. Nos equipamentos do tipo janela e split, podem variar em compressor rotativo ou alternativo.
O que é compressor alternativo?

É o tipo de compressor que comprime o ar, com um sistema parecido com um pistão de carro. Por isso o nível de ruído é mais elevado, com maior desgaste das peças (menor ciclo de vida) e necessidade de maior consumo de energia para executar o trabalho.
O que é compressor rotativo?
É aquele cujos componentes exercem entre si um baixíssimo atrito para executar a função, proporcionando menor nível de ruído e máxima eficiência energética, isto é, reduzido consumo de energia .
Quais os condicionadores de ar que utilizam compressor rotativo? 
Condicionadores de ar do tipo Janela :
·Modelo Innovare nas capacidades de 10.500 e 12.300 BTU/h
·Modelo Innovare nas capacidades de 15.000, 18.000 e 21.000 BTU/h
·Modelo Mundial nas capacidades de 30.000 BTU/h .
Fonte: Springer
Escolha o melhor ar condicionado para a sua residência ou escritório!
Janela (ou parede)
 
Split Hi-Wall
Split Cassete
Split Dutado 
 

T a b e l a
Indica os modelos ideais considerando as características mais comuns dos ambientes.
Para determinar a carga térmica, foram consideradas 2 pessoas num ambiente em andar intermediário.
Acrescentar 600 BTU/h para cada pessoa a mais no ambiente.


Área


Sol de manhã


Sol a tarde ou o dia todo


6 m2


7.500 BTU's


7.500 BTU's


9 m2


7.500 BTU's


7.500 BTU's


12 m2


7.500 BTU's


10.000 BTU's


15 m2


10.000 BTU's


10.000 BTU's


20 m2


12.000 BTU's


12.000 BTU's


25 m2


12.000 BTU's


15.000 BTU's


30 m2


15.000 BTU's


18.000 BTU's


40 m2


18.000 BTU's


21.000 BTU's


50 m2


21.000 BTU's


30.000 BTU's


60 m2


21.000 BTU's


30.000 BTU's


70 m2


30.000 BTU's


30.000 BTU's


Dicas de Uso
Quando desligar o seu aparelho de ar condicionado, e quiser religa-lo em seguida , aguarde três minutos para religá-lo, isto evita danos à máquina.
Nunca use o aparelho sem o filtro de ar.
Para encontrar o quarto ou sala na temperatura desejada, ligue o condicionador, pelo menos 20 minutos antes e mantenha as portas e janelas bem fechadas fechadas.
Desumidificação
Se a umidade relativa de um ambiente estiver alta (próxima de 100%), existe o risco da formação de bolor e propagação de certas bactérias. Isto acontece quando os cômodos são mal ventilados: a umidade produzida nos banhos, na cozinha, pelas plantas e pelas próprias pessoas não é eliminada. Como resultado, o ambiente torna-se menos saudável, especialmente para pessoas alérgicas. Além disso, a própria construção pode ser prejudicada, pois muitos materiais não toleram a água.
Os desumidificadores devem ter as seguintes características:
:: Desligar automaticamente quando o reservatório está cheio de água. Possuir uma luz indicando tal fato;
:: Umidistato automático, que mantém a umidade no nível desejado;
:: Combinação de desumidificador e aquecedor;
:: Compressores e ventiladores silenciosos;
:: Controles facilmente acessíveis;
:: Facilidade de limpeza;
:: Conexão com tubo de drenagem;
:: Rodas;
:: Carcaça resistente à ferrugem.
desumidificador refrigeracao
Desumificador Gree
A característica mais importante é a capacidade de remoção de água do ar em litros por hora.
Deixar a unidade desumidificadora longe da parede, pelo menos 20 cm. Evite deixá-lo num canto da sala ou ao lado de um móvel grande. Feche portas e janelas da área a ser desumidificada.
Nos primeiros dias de operação, deixe o umidistato em "extra seco", para retirar a umidade contida nos móveis e paredes. Depois, ajuste às suas necessidades pessoais.
Desligue da tomada antes de esvaziar o recipiente de água. Assim, você evita choques.
Os desumidificadores operam mais eficientemente a temperaturas em torno de 21°C. Abaixo de 18°C pode haver a formação de gelo. Se acontecer, desligue o aparelho e aguarde o degelo.
À medida em que a água condensa, a temperatura do ar aumenta nas imediações do aparelho. Isto mostra que ele está funcionando (o mesmo ar quente, se torna mais seco).
Cortinas de ar
Cortinas de ar, foram criadas especialmente para lojas, shopping centres, escritórios entre outros.
Excelente isolamento térmico entre ambientes.
Possibilita que as portas fiquem abertas, mantendo a temperatura interna.
cortina de ar refrigeracao


Instalação do aparelho na parede
 
O aparelho deve ser instalado em relação ao solo a uma altura entre 1,50 m e 1,80 m.
Se não for possível, deve -se observar uma distância mínima de 0,50 m de qualquer parede.
Procure instalar o aparelho mais centralizado possível de preferência voltado para a maior área do quarto ou da sala, escritório, etc.
ar condicionado parede
Fonte: Springer

Se for colocar mais de um aparelho numa mesma parede mantenha uma distância mínima de 1,5 m entre eles.
O buraco na parede deve permitir o encaixe perfeito de um caixilho , para a fixação do aparelho.
A espessura dessa madeira deve ser no mínimo de 2,5 cm.
As aberturas laterais e superiores do aparelho devem ser sempre voltadas para o exterior e totalmente desobstruídas para que a movimentação do ar no compressor e condensador se processe normalmente.
A espessura máxima da alvenaria é de 17cm.
 
Disjuntores
Usar disjuntores de boa qualidade, do tipo retardado, com capacidade de 25 a 50% acima da corrente nominal do aparelho.
Ex. para um Condicionador de Ar de 10 A , usar um disjuntor de 12.5 A - 15.0A.
Os disjuntores para proteção devem ser localizados a uma distância máxima de 2 (dois) metros do aparelho.
Fonte: Consul
Temperaturas
A maioria dos ar condicionados feitos no Brasil são construídos para trabalharem normalmente na média das temperaturas : Externas + 5    a   + 43 C         Internas + 21    a   + 32 C
Fonte: Consul
Normalmente pode-se colocar o ponto de força (a tomada) à esquerda ou à direita do aparelho.
Não se deve cortar ou deixar cortar a fiação elétrica que vem de fabrica.
Não importa o lado de saída do rabicho (fiação que liga aparelho a tomada) ele pode ser reposicionado do lado que se queira, no momento da instalação, através da retirada da frente plástica do ar.
Se houver necessidade deve-se trazer a tomada exclusiva para mais perto do aparelho.
Os aparelhos devem ser instalados com uma pequena inclinação de 1cm na base. Para facilitar o escoamento da água.

Pode-se fazer uma ligação simples (com um tubo de plástico) do ponto de dreno à rede de drenagem ou a áreas por onde a água possa escoar (jardim, etc.) evitando o pingamento em áreas não apropriadas.
É normal pingar água do condicionador.


Condutores
Verifique na placa de identificação do aparelho a corrente nominal.
A tabela abaixo mostra a bitola (grossura) do fio que deve ser usada em função da corrente nominal e da distancia máxima em metros, do aparelho ao alimentador.
Tensão
Volts
(V)
Corrente
Amperes
( A )
Bitola do fio em mm2
2.5
4.0
6.0
10.0
Distancia Maxima em Metros ( M )
115/127
12.0
15
25
35
55
220
6.5
50
80
120
200
220
8.0
40
65
100
165
220
10.0
30
55
80
130
220
13.5
25
40
60
95
220
19.0
15
25
40
70
NA INSTALAÇÃO ELÉTRICA, SEMPRE UTILIZAR UM CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO INDEPENDENTE PARA CADA APARELHO INSTALADO
Fonte:
 Consul.
* Eletricidade é perigoso, consulte sempre um bom eletricista profissional.


Manutenção e Limpeza Interna
Para manter um bom ar no ambiente o filtro deve ser limpo, a cada 15 dias, dependendo do ambiente. Se for muito freqüentado realize a limpeza do filtro de ar com água e sabão neutro, uma vez por semana.

LIMPEZA INTERNA
Uma vez por ano, deverá ter uma limpeza interna, feita por profissionais da marca do ar, o acúmulo de pó e resíduos no evaporador e no condensador prejudicam a eficiência, podendo causar danos ao aparelho.
Limpeza Externa
Para limpar o condicionador, primeiramente desligue-o completamente retirando o plugue da tomada.

Faça uma limpeza periódica da frente plástica e do gabinete com uma flanela ou um pano macio ligeiramente embebido em água morna e sabão neutro. Jamais use detergentes, álcool ou água diretamente sobre a frente plástica.
Depois seque com uma flanela limpa e seca.
Não recoloque o plugue na tomada com as mãos molhadas ou úmidas



O que é o "Split"?

Split é um sistema constituído de dois equipamentos, sendo estes a unidade evaporadora (interna) e a unidade condensadora (externa), os quais são unidos entre si através de tubulações de cobre.
Dependendo da capacidade do sistema, será definida a distância e desnível máximos entre estas unidades.
Na unidade interna há a necessidade de um ponto de dreno para o escoamento da água formada pela condensação da umidade contida no ambiente interno.
É na unidade externa que fica o compressor do aparelho, garantindo o máximo conforto e silêncio no seu ambiente.

ar condicionado split split casseteFonte: Springer


Qual a vantagem do sistema "Split"?
O split é um sistema que proporciona maior conforto uma vez que a maior parte do ruído ocorre na unidade externa (condensadora), a qual pode ser instalada a uma distância de até 30 metros do ambiente climatizado. Além disso, possui controle remoto sem fio permitindo a operação à distância, garantindo maior comodidade ao usuário.
Outra vantagem do sistema, é que ele pode ser instalado inclusive naqueles ambientes onde não seja possível a utilização de aparelhos de ar condicionado convencionais. 
O que é Split Cassete?
É o split que permite instalação em forro de gesso, rebaixado. É muito parecido como uma grelha de saída de ar.

O que é Built-In?
É um split que permite instalação embutida em sancas de gesso.

O que quer dizer Console/Under Ceiling?


É a denominação para determinados tipos de splits cuja instalação pode ser rente ao teto, ou sobre o piso.
O que é unidade evaporadora?
É a unidade que fica no ambiente a ser climatizado. Ela pode ser instalada no ambiente para insuflamento de ar direto ("a plenum"), ou ser conectada a uma rede de dutos para distribuir uniformemente o ar em um ou mais ambientes.
Caso fique "a plenum", ela só poderá climatizar um ambiente de cada vez.
Quando dutar um equipamento?
Primeiro deve-se verificar se o equipamento pode ou não ser dutado. Caso o fluxo de ar não tenha pressão estática suficiente, como ocorre por exemplo na maioria dos aparelhos de ar condicionado de janela, não se deve instalar dutos nestes equipamentos.
Normalmente duta-se um equipamento quando existem várias áreas necessitando ao mesmo tempo de condições de conforto semelhantes, ou quando há uma área muito grande onde o ar deva ser uniformemente distribuído.
A vantagem do sistema dutado é que nele ocorre uma melhor distribuição do ar. A desvantagem é que o controle de temperatura fica restrito a apenas um ponto.                            

Fonte: Ambient Air
instalacao do split
Fonte:Arsinco


Instalação de Split - System

DESCRIÇÃO

1-GENERALIDADES

A instalação de um sistema de ar condicionado, com condicionadores individuais do tipo SPLIT-SYSTEM, é composta de fases de instalação, onde são agregados componentes necessários ao perfeito funcionamento do sistema, conforme segue:
a -UNIDADE CONDENSADORA
b -UNIDADE EVAPORADORA
c -REDE FRIGORÍGENA
d -REDE ELÉTRICA
e -REDE DE DRENAGEM
2-DESCRIÇÃO
Para cada um dos componentes acima descritos, é necessário que o usuário tenha consciência da sua necessidade, e que haverá um período de obras destinadas a instalação de todo o conjunto, que irá atende-lo de forma adequada.
A seguir será feita a apresentação de cada item, sua função e as necessidades básicas que deverão ser disponibilizados pelo usuário.

UNIDADE CONDENSADORA

Também conhecida por UNIDADE EXTERNA, destinada a mudança do estado do refrigerante de gasoso para liquido. Será instalada externamente em local de fácil acesso, e distância pré-definida pelo fabricante do equipamento.


UNIDADE EVAPORADORA

Também conhecida por UNIDADE INTERNA, destinada ao resfriamento do ar no local a ser condicionado. Podem ser instaladas em paredes (HI-WALL), no piso (PISO/TETO), sob o forro (PISO/TETO), semi-embutida no forro (CASSETE), embutidas no forro (DUTO).


REDE FRIGORÍGENA

Construídas em tubos de cobre isoladas termicamente, destinadas a conduzir o refrigerante entre a UNIDADE CONDENSADORA e a UNIDADE EVAPORADORA.
Podem ser instaladas embutidas em paredes ou forro, ou mesmo sobrepostas em paredes, e haverá a necessidade de aberturas em paredes, pisos ou lajes para passagem dos tubos, da Unidade Externa para a Unidade Interna.


REDE ELÉTRICA

Construídas em cabos elétricos flexíveis, condicionadas em eletrodutos, destinadas a alimentação elétrica do sistema. O caminhamento do eletroduto seguirá o mesmo da rede frigorígena. O usuário deverá disponibilizar um ponto de força de capacidade indicada pela instaladora, e esse ponto de força poderá ser junto a Unidade Externa, ou junto a Unidade Interna, em função das configurações técnicas de cada fabricante.


REDE DE DRENAGEM

Construídas em tubo de PVC marrom, isoladas termicamente, destinadas ao esgotamento de água condensada na Unidade Interna. Em geral as redes de drenagem são instaladas embutidas em paredes. Em instalações cujo sistema seja Quente/Frio, será necessário ponto de dreno também para a Unidade Externa.


Fonte: www.climafrio.com.br

"
Fonte: eletrosularcondicionado.com.br

1 comentários:

Anônimo disse...

Excelente e esclarecedor!!!!!

Postar um comentário

Comentem!